Sudorese – Você sabe o que é?

Todos nós temos uma sudorese (suor) fisiológica, que é normal. É a forma do corpo regular a temperatura através da perda de água e sais minerais por transpiração. O problema é quando esse suor causa desconforto e constrangimento, podendo também dificultar as atividades diárias e interferir no trabalho. Esse caso se classifica como hiper-hidrose. Se essa sudorese exagerada trouxer também odor fétido, chama-se Bromidrose, que é causada pela decomposição do suor, por bactérias e fungos e contribui para o aparecimento de doenças de pele.

suor Sintomas:

O início dos sintomas pode ocorrer na infância, na adolescência ou somente na idade adulta, por razões desconhecidas. Eventualmente há histórico familiar.

Os fatores desencadeantes da sudorese são o aumento da temperatura ambiente, o exercício, a febre, a ansiedade e a ingestão de comidas condimentadas. Geralmente, há melhora dos sintomas durante o sono. O suor pode ser quente ou frio, mas a sudorese é constante. Pode afetar todo o corpo ou ser confinada à região palmar, plantar, axilar, infra mamária, inguinal ou craniofacial, desencadeando o desconforto de ficar com as roupas constantemente molhadas e manchadas, aspecto de má higiene e impressão de descontrole emocional.

DICAS:

•Se mesmo depois de tomar banho o cheiro ainda continua a molestar, use um sabão antibacteriano, pois as bactérias próprias da pele ao tomar contato com o suor são as responsáveis do mau cheiro

•Escolha a roupa adequada que permita a circulação do ar. A roupa folgada e tecidos como o algodão são os adequados para evitar a acumulação da umidade

•Prefira os antiperspirantes ou antitranspirantes, responsáveis por reduzir a produção de suor/transpiração com a ação de compostos a base de alumínio.  Se há mau odor, escolha desodorantes que contenham bactericidas em sua fórmula.

•Reduza o estresse. Entre o estresse e a produção de suor existe uma relação direta

•Mantenha o seu peso dentro dos valores recomendáveis, pois o sobrepeso ou a obesidade podem agravar e aumentar o suor.

•Não divida roupas ou calçados  quem divide roupas ou calçados pode também estar compartilhando bactérias responsáveis pelo mau odor provocada pelo excesso de transpiração.

     Se em algum momento sofre sudoração excessiva pode usar estas dicas, reduzir o suor e assim ter uma mais confortável.

Esta entrada foi publicada em Destaque, Fique Ligado, Nossa Gente, RH e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.