Como se comportar em uma entrevista de emprego?

A maior dúvida das pessoas quando são convidadas para participar de um processo de seleção é: “ Com que roupa vou?” “O que posso falar” “ entre outros questionamentos que demonstram sua preocupação nos resultados da avaliação.

Se você aceita o convite para ser entrevistado, provavelmente, está interessado na vaga oferecida, e somando tudo o que ela oferece, fará o possível para preenchê-la.

Segue dicas para começar bem:

1- Minha roupa, minha imagem.

As pessoas formam uma imagem sua pelo  que elas estão vendo e acabam por associar sua capacidade como profissional com a imagem. Mesmo que não concordemos, esta é a realidade. Escolher a melhor roupa para uma entrevista, mesmo que não vá manter este padrão não é problema, pois sua preocupação indica que você valoriza a empresa e dá importância para o momento. Caso não vá com uma roupa que não agrade, não vai adiantar dizer que mudará seu estilo quando for empregado.

2- Pontualidade.

Chegar na hora marcada ou não, vai dizer a respeito de sua postura. É necessário calcular o tempo que leva para chegar ao local, levando em consideração, possíveis imprevistos no trânsito ou até mesmo em casa. Quando você confirma o horário e não cumpre, poderá passar a impressão de não ser comprometido. Portanto, 10 ou 15 minutos de antecedência são suficientes.

3- Seja objetivo ao fazer um currículo

Qual a vantagem que tenho em contratar um advogado que desenha bem? NENHUMA! Isso não conta em nada para garantir sua vaga, e nem fala sobre sua capacidade.

Coloque no currículo tudo o que você domina e sabe fazer bem, independente de ter frequentado cursos específicos ou de experiência anterior. Mas coloque aquilo que poderá te ajudar na seleção, lembrando sempre que é imprescindível colocar suas experiências e conhecimentos reais.

4- Deixar a ansiedade tomar conta de sua voz e postura.

Algumas pessoas comentam que quando fizeram entrevista, ficaram mexendo demais as mãos, perguntam como ficar com as pernas (cruzadas, descruzadas…), onde colocar a bolsa, mãos. São muitas informações e preocupações que podem atrapalhar na entrevista.

O ideal é manter o equilíbrio, não estar muito à vontade nem travado demais. Caso ingresse na empresa, saberá como deve ser seu comportamento. Procure saber sobre a empresa, se possui filiais, quantos funcionários, o que eles estão precisando.

Acredite e mostre que você merece a vaga!

5- A empresa não ajudará a solucionar seus problemas.

Dar explicações além do necessário para conseguir a vaga, pode dar uma impressão inversa. Coloque sempre quais vantagens a empresa terá em fazer sua contratação, e não quais vantagens você terá.

Cuidado ao falar que está precisando do emprego para pagar contas ou aluguel, por ser perto de casa, porque paga pensão dos filhos, entre outros.

Quem busca um emprego para resolver problemas ou questões pessoais, é provável que não se veja como prestador de serviço no local de trabalho, e sim como uma empresa que  resolve seus problemas pessoais.

6- Falar mal da empresa anterior.

Cuidado quando for falar sobre a empresa anterior, sua imagem será associada aos acontecimentos citados. Caso diga coisas ruins, poderá estar se comprometendo.

 

Numa entrevista seu serviço é um produto, e precisa ser bem vendido para conquistar a vaga pretendida. Se não mostra qualidade, como o ouvinte vai saber de suas capacidades? A empresa precisa de pessoas para resolver seus problemas, você é capaz? Fale! Mas cuidado para não querer impressionar demais.

Você será interpretado pelas impressões que deixar ao longo da entrevista. Lógico, sempre há funcionários da empresa envolvidos no processo de seleção que não são especialistas em comportamento e por isso poderão se deixar influenciar pelo menos importante.

 

Esta entrada foi publicada em Destaque, Fique Ligado, Refletir, RH e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.